fbpx

GMAT Integrated Reasoning

Avaliar informações apresentadas em vários formatos de várias fontes

A seção Raciocínio Integrado do exame GMAT ™ mede quão bem você integra os dados para resolver problemas complexos. As business schools interessadas no desenvolvimento de futuros líderes empresariais buscam uma das habilidades mais importantes que você pode demonstrar: é sua capacidade de obter grandes quantidades de dados e tomar decisões acertadas.

A seção Raciocínio Integrado contém quatro tipos de perguntas para um total de 12 perguntas – a maioria requer várias respostas. Você terá 30 minutos para concluí-la.

O Integrated Reasoning avalia a sua capacidade de tomar decisões em um ambiente de muitos dados.

Especificamente, a seção Raciocínio Integrado (Integrated Reasoning) testa sua capacidade de:

Sintetizar as informações apresentadas em gráficos, texto e números.

  • Avalie informações relevantes de diferentes fontes.
  • Organize informações para ver relacionamentos e resolver vários problemas inter-relacionados.
  • Combine e manipule informações de várias fontes para resolver problemas complexos.

Quatro tipos de perguntas na seção de raciocínio integrado

Existem quatro tipos de perguntas na Seção de Raciocínio Integrado – Raciocínio de Várias Fontes, Análise de Tabelas, Interpretação de Gráficos e Análise de Duas Partes. As questões envolvem raciocínio quantitativo e verbal, separadamente ou em combinação. Há duas características especiais desta seção: muitas perguntas exigem mais de uma resposta e você poderá usar uma calculadora on-line com funções básicas para responder às perguntas. Como as perguntas são projetadas para testar sua capacidade de integrar dados para resolver problemas complexos, você deve responder todas as respostas a uma pergunta corretamente: Nenhum crédito parcial será dado.

Para cada tipo de pergunta de Raciocínio Integrado, você pode experimentar várias perguntas usando os links abaixo e clicar no botão na parte inferior da tela de perguntas de amostra para revelar a resposta correta.

  • Raciocínio multi-fonte – Mede sua capacidade de examinar dados de múltiplas fontes de texto, tabelas, gráficos ou alguma combinação dos três – e analisar cuidadosamente cada fonte de dados para responder a várias perguntas. Algumas perguntas exigem que você reconheça discrepâncias entre diferentes fontes de dados. Outros pedirão que você faça inferências, e outras ainda podem exigir que você determine se os dados são relevantes.
  • Análise de tabela – Mede sua capacidade de classificar e analisar uma tabela de dados, semelhante a uma planilha, a fim de determinar quais informações são relevantes ou atendem a determinadas condições.
  • Interpretação de gráficos – Mede sua capacidade de interpretar as informações apresentadas em um gráfico ou outra imagem gráfica (gráfico de dispersão, gráfico x / y, gráfico de barras, gráfico circular ou distribuição de curva estatística) para discernir relações e fazer inferências.
  • Análise de duas partes – Mede sua capacidade de resolver problemas complexos. Eles podem ser quantitativos, verbais ou uma combinação de ambos. O formato é intencionalmente versátil para cobrir uma ampla variedade de conteúdo. Sua capacidade de avaliar as compensações, de resolver equações simultâneas e discernir os relacionamentos entre duas entidades é medida.